CAMINHOS DE PAPEL

segunda-feira, setembro 05, 2005

O ONTEM E O SEMPRE

Foi outro dia, há pouco mais de um ano. Quando assisti à Sanwaad, rua do encontro, espetáculo de Ivaldo Bertazzo, fiquei fascinado com o trabalho desse gênio que foi garimpar jóias brutas nas camadas mais humildes da população e as transformou em seres humanos. A respeito disso, escrevi na época a crônica Os malabaristas.
O tempo não parou e ontem fui ao SESC Pompéia redescobrir aquele com quem as artes e a dignidade humana passaram a ter uma dívida eterna.
Se no ano anterior, Bertazzo uniu numa só alma as culturas musicais do Brasil e da Índia, agora, no espetáculo Milágrimas, funde os espíritos da brasileira e a africana.
É bom esclarecer aqui que esse trabalho traz apenas e tão somente (se é tão somente assim), a trilha musical do que será a apresentação dos integrantes do Projeto Dança Comunidade, em novembro próximo.
Dizer “apenas e tão somente” é quase um sacrilégio. Ivaldo Bertazzo criou uma trilha musical para as danças, apoiado em autores tais como Aldir Blanc, Nelson Cavaquinho, Itamar Assumpção, Dorival Caymmi e até Alice Ruiz (em parceria com Itamar), que deu uma canja cantando junto com Anelis Assumpção.
Não bastasse isso, o palco recebeu figuras, além da própria Anelis (mostrando que tem no sangue a genialidade do pai), como Benjamim Taubkin, Arthur Nestrovski e, surpresa, pelo menos para este que vos escreve, os Kholwa Brothers, conjunto vocal da África do Sul, de presença fundamental para o desenvolvimento do show. E o que dizer do não menos surpreendente “Sapopemba”, José Silva dos Santos, que colocou no encerramento do espetáculo, a cereja no bolo?
Em todos esses anos de estrada, e bota estrada nisso, ainda fico emocionado quando encontro manifestação cultural e de sentimentos desse porte. Já estou de prontidão para, quando da apresentação do espetáculo completo, em novembro, correr para a bilheteria e garantir meu lugar.

Obs. “Os malabaristas” pode ser lido no site Leia Livro, da Secretaria de Educação do Estado, buscando-se pela data de 22/6/2004.





1 Comentários:

  • Às 4:13 AM , Blogger Branco Leone disse...

    Ora, se me lembro. Carlos Bruni Fernandes. E as cachorras, como vão? Sobre o Trevisan, ele já está avisado: basta uma palavra dele, reunimos as hostes e invadimos o sesc a canetadas. Não sobrará folha sobre folha.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial