CAMINHOS DE PAPEL

quinta-feira, novembro 03, 2005

SERÁ QUE UM DIA APRENDEREMOS?

Volto de uma viagem aos estados do Sul, onde fiz longas caminhadas pela região dos parques de Aparados da Serra e Serra Geral. Não serei redundante dizendo das belezas de seus largos e profundos cânions, o que qualquer revista de turismo já cansou de mostrar.
O que elas não mostram e boa parte da imprensa também não faz, é levar ao conhecimento do brasileiro dois males que devastaram e devastam a região.
O primeiro, já controlado ainda que talvez um pouco tarde, é o da derrubada das araucárias, e que à época da construção de Brasília manteve cerca de duzentas (duzentas!!) serrarias, que por quase vinte anos forneceram madeira para a construção da cidade.
O segundo, bem atual e bem ativo, é o da plantação de fumo. Ao contrário do Nordeste, onde as folhas dessa erva são colocadas ao sol, para secar, no Sul, devido às condições climáticas, são secadas em fornos de barro alimentados por árvores da região. Nas muitas pequenas propriedades por onde passei, pude ver montes de troncos e galhos arrancados da mata e que serviriam para alimentar as fornalhas.
O Ministério da Saúde adverte: fumar faz mal à saúde.
Não seria tempo de criarmos um Ministério da Decência e do Bom-senso?

1 Comentários:

  • Às 4:18 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Um ministério da decência está fazendo falta pra tanta coisa... Mas não seria apenas mais um cargo a distribuir entre correligionários?

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial