CAMINHOS DE PAPEL

domingo, junho 12, 2005

OBRIGADO A SER FELIZ


Chico Buarque é um gênio. Chega a ser redundante dizer isso diante da poesia transmitida pelas letras de suas músicas levando-nos a viagens diferenciadas. Digo diferenciadas porque ele transita com a mesma desenvoltura por múltiplas emoções, seja na ingenuidade da banda passando — e num paradoxo mostrando o lado insuspeito do conformismo de um povo, seja pela revolta desta vida severina ou ainda pela denúncia dos guris esmolando nos semáforos, entre um roubo e outro.
Os vários retratos que ele pinta do Brasil têm lugar nas salas do povo ou das academias, mas nem em um e nem outro ambiente conseguimos ficar isentos do que ele transmite. Somos atingidos por essas ondas, não poucas vezes trazendo um dedo acusador. Felizmente, há também aquelas ocasiões em que somos tocados no mais profundo de nosso ser e nos deleitamos com amores, mesmo que com dores, pois sua sensibilidade traz ao mesmo tempo, o lenitivo necessário para curá-las.
Contudo, a realidade que está aí na porta de nossas casas mostra o áspero cotidiano onde sempre há alguém morrendo na contramão só para atrapalhar o sábado. E o que dizer dos meninos azuis do brejo da cruz insistindo em viver e tentando crescer neste sanatório geral? Pior, talvez, é sermos alienados diante das vitrines das galerias.
Daí que, é essa uma realidade que não consegue saltar para dentro dos palácios. De seus corredores saem projetos que não se integram às necessidades do povo e de onde vazam denúncias anestesiadas a peso de um ouro que compra o que resta de honra e por onde nascem notícias que determinam o que e como devemos ser. Li em algum lugar, com palavras que não exatamente estas, estar o governo pretendendo lançar um pacote de otimismo para que o brasileiro volte a recuperar sua auto-estima.
Concluo, então, que sábios mesmo eram João e Maria. Ele, porque investiu-se de rei, bedel e também juiz, obrigando tudo mundo a ser feliz.
Ela, mais esperta, porque sumiu no mundo sem nada avisar.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial