CAMINHOS DE PAPEL

sábado, março 18, 2006

EU SEI O QUE VOCÊ FEZ NO VERÃO PASSADO


Provavelmente saberão, mesmo. Boquirroto contumaz, não sei ficar calado e logo, logo, minhas andanças e querenças cairão na boca do povo e serei devidamente apedrejado pela turba ignara, que não compreende os sentimentos de um homem em sua incessante busca pelo saber.
Mas vamos começar pelo começo: eu, como vocês, gosto de ler. Quando meu orçamento refresca um tiquinho, compro um livro o qual venho cercando há algum tempo. No mais das vezes, entretanto, é na biblioteca do bairro que me socorro indo buscar algum exemplar já meio massacrado por mãos indigentes e cupins vorazes. Mas sempre quebra o galho.
E deu que, na semana finda e com essa idéia de que leitura engrandece o homem, meti na cabeça de visitar a Bienal do Livro, no pavilhão de exposições do Anhembi. Como minha cara-metade é professora, descolou para si uma credencial para entrar na faixa. Eu, provecto cidadão já entrado na faixa dos sessenta, também ganhei a prerrogativa de ganhar um ingressinho grátis (uma compensação pelos 3,16 % da aposentadoria que os barões assinalados nos concederam) e lá fomos nós antegozando essas mordomias.
A idéia era de que iríamos para um evento civilizado. Afinal, se não podemos comprar livros quando bem entendemos, nem por isso o mercado editorial estará derrapando. Muito pelo contrário, pelo que se viu lá.
De qualquer forma, era um sinal de civilização, com o requinte de os organizadores colocarem ônibus grátis ligando o Terminal Tietê do metrô até o pavilhão. Não pensei duas vezes para usar tal dádiva, o que me livraria de ter de correr vários quilômetros da insuportável Marginal Tietê num dia de semana e pagar os 15 paus de um estacionamento ao sol, o que muito me agradou.
Mas...
O ônibus ficou parado no ponto de embarque o tempo suficiente (e bota suficiente aí) para lotar, e sob um sol africano. Menos um ponto.
Ao chegar ao local, parou a uns 500 metros da entrada, desembarcando os felizes prováveis futuros leitores debaixo do mesmo sol, o que me levou a concluir: a) a espera na volta, aconteceria debaixo do mesmo sol. b) poderia também ocorrer debaixo de chuva, já que não havia um mísero abrigo entre a saída e esse local. Menos quatro pontos.
Se eu fosse um cara pessimista, voltaria daí mesmo, mas como sou brasileiro e não desisto nunca, fui em frente.
Ao entrar no recinto da exposição é que me dei conta da extensão da tragédia que nos esperava. Menos uns dois mil e quinhentos pontos.
Por se tratar de um dia de semana, e de manhã (passava pouco das onze), na minha santa ingenuidade achava que o lugar estaria tranqüilo. Ledo engano. Provavelmente metade das escolas de São Paulo estava presente, desde risonhos pimpolhos que ainda não atingiam os cinco anos (todos devidamente etiquetados, e muitos agrupados e sentados no chão comendo seu lanchinho) até molecotes e molecotas, donos de uma energia e educação que fariam Herodes suspirar de prazer.
Não se podia andar sem topar com um vagalhão de pestinhas mal educados carregando bonezinhos, sacolas, folhetos e congêneres. Na verdade, dava pena de ver um bando de pentelhinhos ainda cheirando a leite, sendo conduzidos por professoras ainda mais aparvalhadas, tentando não se misturar à turba. Patético! Doloroso! Um trauma que provavelmente os levará a odiar livros pelo resto de suas vidas.
Entrar num stand era um suplício. Pesquisar livros, fosse o que fosse, era um exercício de paciência. Dar uma mijadinha, uma odisséia. Comer alguma coisa, a preços exorbitantes e falta de qualidade, idem.
Bom, o cenário era a previa do Apocalipse. A cada instante, o serviço de alto-falantes chamava por alguma professora, pedindo-lhe para se reunir a seus pupilos em determinado lugar. Num certo momento, chamaram a Professora Cidinha para que comparecesse ao stand das crianças perdidas. Imaginei que de 20 a 25 professoras Cidinha tenham comparecido ao local. Afinal, quem já não teve uma professora Cidinha pelo menos uma vez na vida?
O portão (único) para saída dos grupos dava a impressão de que o Êxodo estava sendo reprisado. Nem Átila, o Huno, conseguiria ultrapassar aquele bolo humano.
Para encurtar: olhei para minha mulher e joguei a toalha (é apenas uma figura de linguagem, mas bem que precisava de uma, pois o calor era insuportável) Estava desistindo, ainda que nem a metade do lugar tivéssemos visto.
Pelo menos não choveu lá naquele maldito lugarzinho do embarque de volta. Valeu l ponto (para gastar na próxima Bienal).
Isso explica o dito lá em cima. Num futuro próximo, quando eu tiver uma recaída e vontade de visitar outra Bienal do Livro, serei lembrado do que fiz neste verão.
Ah, só para não esquecer: à saída do pavilhão, deparamos com uma banca de doces onde, numa faixa, estava escrito “Travesseiro de periquita”. Curiosos, fomos averiguar e constatamos que era um doce português colocado à venda.
Juro por Deus: que esse nome está me dando uma vontade louca de escrever outra crônica, isso está.

8 Comentários:

  • Às 7:13 AM , Blogger Nina disse...

    A inépcia dos governantes e a apatia dos governados sempre me deixa com a sensação de que a esquisita sou eu. Seu post me oferece o alívio da indentificação.
    Um abraço

     
  • Às 9:15 AM , Blogger Leila Silva disse...

    Gente, e eu que quase viajei para ir a esse bienal...
    Aguardando a crônica da periquita. rs
    Abraços
    Leila

     
  • Às 7:10 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Por isso mesmo não vou à Bienal. Acontece o mesmo nas grandes exposições de arte. Crianças e jovens brasileiros normalmente não têm contato com museus. Nem suas professoras. Então aproveitam o dia sem aula para correr e gritar como loucos. Deveriam reservar pelo menos um dia em cada exposição ou Bienal em que fosse proibida a entrada de grupos escolares; assim, quem quiser ver livros ou apreciar obras de arte pudesse fazê-lo em paz.

     
  • Às 6:51 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Carlos, conheci hoje teu espaço através de um blog em ambos comentamos.
    Pois bem, acredito que o que muito contribue para que se veja num evento desses crianças fazendo de tudo, menos alguma atividade a que o evento se propõe é em função do despreparo das "tias".
    Lembro que fui levado, certa vez, por uma professora Cidinha(tb já tive uma! rss)a um evento que aconteceu na cidade e que, antes deirmos, ela conversou com a gente, explicou minimamente como se deveria comportar, a que se propunha o passeio de forma que o alvoroço não foi tão grande.
    Mesmo assim, eu queria ter ido na Bienal este ano, apesar de não se fazer mais professoras Cidinhas como antigamente....rss
    Um fraterno abraço!

     
  • Às 8:24 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Vender...vender...vender....
    Seja como for, qdo for e dane-se o resto.
    É de arrepiar.
    beijão

     
  • Às 10:59 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Oi, Carlos! Não sabia que vocÊ tinha um blog só seu [sempre leio você nos cronistas!!!]... Bom saber, voltarei mais vezes!!!

    Beijos e obrigada pelas visitas ao Fina Flor,

    MM

     
  • Às 2:20 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Hi,

    I'm just browsing sites for the kids of Haiti.

    I'm at this site for a non-profit haiti organization that gives their time to
    creating oppurtunities for the kids in haiti. If anybody wants to give money then then please do so here:

    [url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

    They give children in Haiti a positive learning environment.

    Yes, they're a real cause.

    Please give

     
  • Às 4:29 PM , Anonymous Anônimo disse...

    [COLOR="Red"][B]Click on the pictures to view in full size[/B][/COLOR]

    [URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=12779][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-80.jpg[/IMG][/URL]

    [URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=7237][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-71.jpg[/IMG][/URL]


    [url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Asin-32.htm][b]Asin Hot Wallpapers[/b][/url]

    Photo gallery at t WallpaperHungama.in is dedicated to Asin Pictures. Click on the thumbnails on enlarged Asin pictures, personal photographs and snobbish photos. Also validate out other Pictures Gallery for Turbulent quality and Superior Resolution twin scans, silver screen captures, talkie promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial