CAMINHOS DE PAPEL

quarta-feira, abril 19, 2006

POR MÔNICA

Chico Buarque, sem exagero, merece um lugar na Academia Brasileira de Letras, sentadinho ao lado de inúmeros poetas que por ali passaram ou ainda estão presentes. Suas letras são carregadas de lirismo, esmiúçam o dia-a-dia do homem comum, andam vadias no meio de meretrizes e malandros, caminham nas galerias olhando-se nos espelhos, dançam nas passarelas da vida e sobem nas construções da alma.
Gravar suas músicas é, para qualquer artista, um privilégio; meio caminho andado para ser logo procurado nas paradas. Grandes nomes cantam suas canções e, não raro, surge alguém que supera todas as expectativas quando trilha essa estrada com passos firmes que sua categoria lhe permite.
Ontem, uma noite de terça friorenta de São Paulo, fui ver Mônica Salmaso cantando músicas desse grande autor. Foi o que eu chamaria de “noite ganha”.
Primeiro, porque considero essa intérprete uma das melhores da MPB. Sua voz, um tiquinho rouca mas na medida certa, é de uma musicalidade incrível. As notas saem de sua garganta, não como um jorro, mas em gotas de afinadíssimo prazer que deleitam aqueles que gostam de uma boa música bem cantada.
Não bastasse isso, ela tem uma presença de palco, eu diria, até um pouquinho tímida mas, ainda assim, ou exatamente por isso, cativa quem a vê sob a luz dos refletores.
Os arranjos e os músicos que a acompanhavam, davam o equilíbrio exato para tornar a noite inesquecível.
E aconteceu. Quando ela interpretou Valsinha, o arranjo para piano e voz, com sutis toques do contrabaixo, fez descer no auditório lotado um silêncio que raríssimas vezes presenciei numa apresentação desse tipo. Um tipo de êxtase apropriou-se da platéia que comungou com a cantora daquele momento mágico.
Na rua, a noite continuava fria. Lá dentro, todo o calor que a sensibilidade humana pode proporcionar aquecia nossos corações.



6 Comentários:

  • Às 10:11 AM , Blogger Leila Silva disse...

    Olá Carlos,
    Não conheço a Mônica, deu vontade de ouvir.
    Abraços

     
  • Às 10:52 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Deu até inveja de vc.
    Beijão

     
  • Às 9:09 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Chico merece sim um lugar entre nossos grandes poetas. Ele e mais alguns. É algo que a música brasileira tem a mais (infelizmente ss tornando mais rara), a altíssima qualidade de certas letras de música, raramente encontrada na música de outros países.

     
  • Às 9:08 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Carlos, querido, a Mônica é ótima, mesmo... Uma pena que a mídia só dê destaque a produtos que ela mesmo constroi como a Vanessa Damata....

    Beijos e boa semana,

    MM

     
  • Às 6:34 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Tive a mesma sensação no show que ela fez no ano passado no Vila Mariana...
    Tinha um cenário e a Mônica na cena... acompanhamento de luxo para a voz que não mereceria menos!
    Somos felizes por poder ouvi-la ao vivo!
    Revivi cada segundo ouvindo sua descrição! Obrigada!

     
  • Às 5:24 PM , Blogger Carlos Bruni disse...

    Vc poderá renovar essa sensação, Sarah. No próximo dia 13/5, ela se apresenta no SESC Santana, e no final do ano, em dezembro, na Sala São Paulo, regida pelo maestro John Neschling.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial