CAMINHOS DE PAPEL

quarta-feira, agosto 09, 2006

SE VOCÊ FEZ ISTO ALGUM DIA...

SE VOCÊ MOROU NO BELENZINHO...


Nasci e vivi boa parte de minha vida no bairro do Belenzinho, em São Paulo. Muitos o chamam de Belém, mas diz a lenda que este nome foi dado porque o letreiro “Belenzinho” não cabia no mostrador dos primeiros bondes que chegaram ao bairro e “Belém” acabou pegando. Hoje não há mais bondes e a estação do metrô chama-se Belém mesmo.
Bem, isso pouco importa. O que interessa é que o bairro tem muitas histórias para contar a os mais saudosos, como eu, devem ter feito pelo menos uma coisa que marcasse sua passagem pelo lugar.
Na verdade, quem lá viveu, deve ter feito alguma dessas “façanhas”:
- Pegou carona no bonde 45, na rua Belém, indo até o largo São José, dando voltas pelos estribos só para não pagar passagem ao cobrador.
- Tomou porre de vinho Carparelli, na adega do mesmo nome, situada atrás da igreja de São José.
- Comeu bomba de chocolate na confeitaria Mimosa.
- Jogou bilhar no Jacaré, também no Largo.
- Freqüentou as matinês do cine São José.
- Pulou nos bailes de carnaval, também no salão do cinema.
- Matou aula no Colégio Saldanha Marinho, para ir ao cine Íris, ao lado da escola.
- Matou aula no mesmo colégio para jogar bilhar em frente à escola.
- Comeu pastel na Pastelaria Chinesa, na rua Silva Jardim, perto da passagem de nível da Central do Brasil.
- Pegou carona nos trens de carga da Central manobrando perto da porteira.
- Abriu pelo menos uma vez a porteira manual da linha do trem, ANTES da passagem do mesmo (para deixar o guarda-cancela puto da vida).
- Bateu bola no campo do Marabá, ao lado da linha do trem, na rua Serra de Araraquara.
- Comeu bolinho de bacalhau com Caracu, no boteco ao lado do campo.
- Dançou no salão do Metalúrgica Paulista F.C.
- Desceu a rua Passos para ir nadar na lagoa do Salada, ao lado do rio Tietê, quando nem se imaginava a construção da Avenida Marginal.
- Estudou no G.E. Amadeu Amaral, com “seu” Júlio batendo uma enorme sineta nos horários de entrada e saída.
- Foi para o centro da cidade nos ônibus da linha “75”.
- Foi para o centro da cidade nos primeiros bondes tipo “camarão” (porque eram pintados de vermelho). Um luxo.
- Estudou datilografia na Escola Álvaro Guião, com suas máquinas Remingtonn já pré históricas naquela época.
- Pegou o ônibus “Vila Santa Isabel”, da Viação Cometa (sim, senhor, Viação Cometa), e ir até aquele bairro para ver o “milagre” da imagem da Santa que aparecia numa garrafa de água.
- Amassou barro na Vila Santa Isabel para ver a santa e voltou de lá sem ter visto nada.
- Assistiu a memoráveis jogos entre o Fileppo e o Radium, no campo daquele, na Siqueira Bueno, e que invariavelmente terminavam com monumentais brigas.
- Comprou sapatos na Sapataria Pitta (que existe até hoje).
- Assistiu triste ao fechamento definitivo da cancela da passagem de nível e a demolição de muitas casas para construção do viaduto.

Quem passou por essas situações, ou algumas, entende porque a vida era boa naquele tempo.
Saudosista, eu? É, sou mesmo.






3 Comentários:

  • Às 2:55 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Mano, vc tá velho mmo.... Como eu sou muuuiiito mais nova, só lembro dos bailes de carnaval, do campo do Fillepo e, principalmente da Sapataria Pitta,na av. Alvaro Ramos. Também, o resto não era programa p/a uma jovenzinha distinta como eu. mas que foram bons tempos, isso foram. Saudades...

     
  • Às 10:56 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Carlos Bruni,sou de Piracicaba
    interior de Sp,realmente eu esses
    dias venho pesquisando sobre esse bairro,pois tenho muito k achar 1pessoa k 1 dia esteve ai..eu tenho 22anos e essa pessoa accredito estar com qse 70anos!!
    qria muito poder falar com vc!!me chamo Simone e vou deixar meu msn
    simone_tancredo@hotmail.com por favor me ajude com qualquer informaçao k seja..se kiser me passar seu tel eu entro em contato!
    o nome da pessoa é ODARIO PRADO
    E É MEU TIO eu nunca cheguei a conhece-lo desde ja sou muita agradecida!!

     
  • Às 10:58 PM , Anonymous Anônimo disse...

    postei anonima pq ñ tenho
    conta!estava colocando a minha
    mesma do msn mais estava dando
    invalida!!espero seu contato!!
    Simone

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial